quinta-feira, 29 de maio de 2008


Quando Indagado sobre o berço de minha educação:

Criado na catolicismo e esse processo não foi muito bom por que muitos dos sistemas " espartanos" fizeram também parte de meu formato educativo, a famosa Palmatória, falsas "istoria" como a de papai noel, informações dogmatizadas e uma fragilidade familiar, isso associada indispensável possibilidade de que tudo é Deus que faz e aceitar as coisas com passividade.
hoje no protestantismo a uma nova concepção e visão de mundo sabendo que eu posso mudar a minha vida e a de outros através do crer.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Carlos Magno

O monarca que institui um processo de padronização do ensino a leigos e levou quase que a obrigatoriedade da igreja em fomentar a educação.

Apesar da falencia do projeto por antagonismos entre a Teologia e Filosofia, ele foi um dos poucos que estabeleceu uma grade cuirricular para o ensino e atravez de decretos capitulares buscou civilizar os povos conquistados atraves da educação.

Quintiliano versos Cicero



Existem muitas diferenças que podemos salientar entre ambos, mas o mais importante é que ambos manifestaram a preocupação com o saber e em transferir este conhecimento.

Um cidadão deveria enfatizar a sua formação intelectual, tendo em mente seu crescimento individual na busca de um lugar ao sol, baseando isso no pratico essa era a preocupação de Quintiliano, ao contrario de Cícero que defendia uma formação teórica e eloquência fundamentada no conhecimento jurídico e argumentação filosófica.

Sendo muito claro a diferença de pensamento entre ambos quando quintiliano afirmava que a educação deveria ser prazeirosa, abolindo traços de repressão buscando atrair o aluno através de artífices específicos e inusitados.

Uma visão critica dos dois sem aqui distorcer ou desvalorizar a contribuição de ambos. Nos parece que ao contrario d Cícero, Quintiliano apresentou um proposta mais pedagojica e mais marcante para seu tempo por que não dizer, sendo um dos percursores do " modus opetantis " atual.