segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CIÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO E DUVIDAS – ANTA DIOP E OUTROS

René Maran
Fonte : http://biblioafrogriot.blogspot.com/



É revoltante saber o quanto a ignorância humana é maligna, terrível, depreciadora e marginalizante, estudar a história da África é perceber que um povo tão especial como qualquer outro busca o simples fato de ser reconhecido com “GENTE”, o estudo da África seja na cultura, ciência e história nos faz ser tomados realmente por uma sentimento de revolta e as vezes desejar que houvesse realmente uma divisão genética entre os homens de forma biológica por que é animalesco e inconcebível a forma como alguns seres humanos pensavam e considerava-se seres inteligentes ante tantas torpezas de pensamento.
Quando Hitler lançou Judeus nos guetos e nos campos de concentração, Quando os Navios negreiros portaram os gritos de dor e banzo de um povo que Sentia a dor de torna-se animal sem nuca ter sido, quando apresentaram a bíblia como justificativa de atitudes criminosas, vemos ai a separação.
Antes de DIOP existiu um homem René Maran, Primeiro negro a levar o Prêmio Goncourt ele foi um dos primeiros a apresentar a literatura africana de identificação, isto é, a Negritude. Um escândalo para os ditos conservadores da época que declararam :
"René Maran perdeu uma bela ocasião de deixar os negros à sua sujidade nativa e de falar-nos de um assunto mais interessante..."
O Tempo avançou e o homem não quer aceitar, arriscar, estudar. Pergunto qual o perigo? O que mudaria? Anta Diop tentou por anos conseguir uma amostra de tecido da múmia de Ramsés II (uma das múmias mais conservadas) para através de um teste comprovar que este era negro, mas nunca conseguiu, vemos o rosto de Luiza nossa mais antiga ancestral e percebemos que cada dia que passa o nosso passado fica mais NEGRO.1

____________________________________________
1 Sem a referencia negativa, aqui nos referimos a revelação e descoberta dos novos horizontes acadêmicos abertos por homens como Renè e Diop.