terça-feira, 3 de junho de 2008


Segundo Frederico Nietzsche em sua critica a educação ocidental, a formação do educando era do tipo tartaruga, isso por que este animal esconde-se em se mesmo, em sua opinião o processo educacional ocidental estava formando este tipo de pessoa.

Mas para mudar isso como fazer? seria realmente assim? por que se chegou a essa conclusão?

Para mudar este quadro a educação tem o "fator X" da questão, o homem deve ser exposto a conhecimento e deve aprender a aprender, criticar, questionar e responder seus questionamentos, uma formação pedagógica, onde possamos analisa-nos e corrigir nossa própria inércia e através disso deixar de ser "a Tartaruga" de Nietzsche e tornar-nos uma Águia em visão e conhecimento.

No Brasil por anos a educação foi prisioneira da ditadura, amordaçada pela censura e acorrentada por exclusões em seus conteúdos tudo isso para que o regime pudesse ditar as regras e o cidadão acreditasse que "O estado é maior ".

A observação do homem pelo próprio homem é o único caminho para entender, descobrir e corrigir nossos cursos, muitas vezes sem luz como diria Platão: preso nas correntes de nossa caverna, contemplando os ídolos do engano.


TEMA DISCUTIDO - 02/06/2008 - FHFE

Nenhum comentário: