terça-feira, 11 de novembro de 2008

Imperialismo ( Roma e EUA)


Debate ocorrido em sala de aula



Quero salientar que estou extremamente satisfeito com as aulas nossa tutora aqui a exemplo disto fica a ponto de subir na cadeira a cada observação e comentário da aula temos nos sentido como em uma aula presencial dado a qualidade das observações e conteúdo instigante e construtivo das abordagens feitas em vídeo aula.

Ma s permita-me fundamentar a minha observação da participação da ultima aula, como o debate não seria útil no “AR” e o espaço para tanto creio eu é aqui.

O escritor norte-americano Cullen Murphy em seu livro Are We Rome?: The Fall of an Empire and the Fate of America Publicado por Houghton Mifflin Co., 2007 até onde sei sem tradução para o português afirma :

“maneira com que os EUA dependem crescentemente do poder militar para atingir seus objetivos, mesmo com nossas Forças Armadas já no limite de sua capacidade. Ou a terceirização de funções governamentais para empresas privadas, o que enfraquece a capacidade do governo de agir em benefício de todos os seus cidadãos -e aumenta a habilidade dos interesses privados em agir em benefício de poucos. Por fim, a mentalidade que vê os EUA como o centro do sistema solar, com todos os outros países orbitando em torno de nós. “

Demonstra esse entendimento mas é verdade que a luz da história a representatividade dos EUA é pífia para o que foi construído pela cultura romana( 1000 Anos ), mas o que defendi em minha participação foi a forma “ imperialista “ que Cesar apresentou-se na serie - ele chegou ao Egito como se fosse “o quintal de sua casa” depois tratou o Faraó ( uma criança ) como se fosse seu pai aos gritos, desconsiderou a “casa civil” no Egito e determinou que suas tropas ficariam ali para “ ... garantir a paz”.

Ou seja eu utilizei o Brasil mas poderia ter sido mais feliz se sugerisse o Iraque ou Afeganistão, a verdade é que eles os norte-americanos e aqui não cabe a mim qualquer sentimento marxista, socialista ou coisas do gênero, mas existe esse pensamento.

O autor do Referido livro faz um trocadilho com a expressão dita pelas crianças : - Are we home yet?”, “já chegamos em casa?, e pergunta : Are We Rome ? nós somos Roma, presunções a parte os EUA querem exportar essa imagem e por isso a minha observação, por que podemos estar sendo vitimas ( Até em uma serie como ROME ) de uma visão distorcida da realidade.

O chamado imperialismo americano existe e é um fato discutível, mas volto a afirmar minha observação vai no mesmo sentido do entendimento manifestado na vídeo aula eles ainda tem uns aninhos e muito a fazer.

Nenhum comentário: