segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Reflexões sobre Criacionismo e Evolucionismo



Reflexões sobre Criacionismo e Evolucionismo.

O ensino do Evolucionismo compõe o currículo oficial de Biologia, o que não ocorre com o Criacionismo dado sua fundamentação dogmática (a) que, entendemos, deveria ser aceita teoria de base de fundamentação inicial para apresentação das demais teorias, sendo esse o uso democrático do termo teoria(b). Assim, o conteúdo do Criacionismo faria parte do ensino religioso nas escola públicas e particulares, já que o mesmo está respaldado em lei, segundo a LDB, no Parágrafo 4 Artigo 33 determina.

4Art. 33 - O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Nessa ótica, entendemos que não caberia ao professor de história aprofundar-se no assunto, mas utilizá-lo como parte integrante de seu plano de aula, deixando o ensino do Criacionismo para as aulas de religião, onde ele será amplamente discutido.

O artigo 33 da LDB aborda um aspecto importante que serve de subsídio aos defensores do criacionismo “(...) vedadas quaisquer formas de proselitismo.” O Evolucionismo é cético na medida em que aborda o tema apenas cientificamente, ignorando, na verdade, tratar-se de um confronto entre visões de mundo, porque o que realmente está em questão aqui não é a origem do homem mas o seu presente e no que isso poderá mudar o seu futuro. Se as discussões e respeito das idéias, mesmo aquelas refutáveis não existirem poderemos “involuir” para um estado de intolerância ou “criar” um aluno cético, não só da existência divina, mas de opiniões válidas diferentes da sua.

O professor doutor Eduardo Rodrigues da Cruz ( 2008) (c) declara :
“Uma busca comum é proposta, uma que ressoe na prática das escolas, sejam elas privadas ou públicas. Esta busca começa e tem como objetivo pôr uma visão de mundo mais coerente, e um padrão compartilhado de valores, cognitivos ou morais.”

Acreditamos que essa deva ser a nossa busca por uma educação inclusiva reflexiva e que estimule os nossos futuros alunos a serem criadores de novas concepções e propostas que torne o Brasil uma verdadeira nação, plural e tolerante.

(a) do Lat. theoria < Gr. theoría, acção de olhar, especulação s. f., conhecimento especulativo, puramente racional; conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência; doutrina ou sistema acerca desses princípios; opiniões sistematizadas; hipótese; suposição; especulação; sistema; tese; conjectura; noções gerais; fam., utopia. http://www.priberam.pt/ ( acesso em 08/11/2008 10:28 )

(b) do Lat. dogma < Gr. dógma, decisão, decreto s. m., ponto fundamental e indiscutível de uma crença religiosa; http://www.priberam.pt/ ( acesso em 08/11/2008 10:28 )


(c) Mestre em Física na universidade de São Paulo, Doutorado em Doutorado em Systematic Theology. University of Chicago, U.C., Estados Unidos, Pos-Doc em University of Chicago, U.C., Estados Unidos - http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5905920724597703

Um comentário:

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Maynard, na minha opinião seria importantante que também fizessem parte dos currículos das escolas noções básicas de Filosofia e Psicologia, pois são conhecimentos que certamente contribuiriam para o pensamento/reflexão e a VIDA.Para mim o Evolucionismo é Ciência e Criacionismo Ideologia.Posto também no blog (lygiaprudente.blogspot.com), visite o marcador: cinema, que constam posts sobre o Cine Rio Branco,de 5 de julho de 2008 e Cine Aracaju,de 7 de setembro de 2008.Parabéns por abordar tema polêmico, os quais provocam discussões.Um abraço,Armando