terça-feira, 11 de novembro de 2008

Res publica e República Moderna




“Res publica é uma frase latina, composta de res + publica, significando literalmente a "coisa do povo".”

Esse pensamento que influenciou e fundamentou o que temos hoje como publico, a republica moderna é algo na minha ótica fora do principio etimológico da palavra , já que o povo ou a plebe é muito mais presente que os patrícios ou clientes do nosso sistema republicanos.

O povo que não dispõe de direitos básicos como saúde, educação e segurança, se realmente nossa republica fosse uma RES PUBLICA veríamos todos os empenhos voltados para esse fim e buscando esse interesse.

Exemplo disso aqui em nosso estado na capital enquanto centenas de pessoas que pagam impostos e ao chegar em casa necessitam de enfrentar ruas esburacadas e de passará o governo municipal asfalta pedaços do nada para beneficiar os patrícios ( empreiteiros e construtoras ) a desculpa de promover a geração de trabalho.

A verdade é que o propósito da palavra é lindo a como declara o ditado popular : A teoria é uma e a pratica é outra.

Vejo esse propósito no pensamento que foi levantado por filósofos como ROUSSEAU em Contrato Social (1712-1778).

“ suponho que os homens tenham chegado àquele ponto em que os obstáculos prejudiciais à sua conservação no estado de natureza sobrepujam, por sua resistência, as forças que cada individuo pode empregar para se manter nesse estado. Então, esse estado primitivo já não pode subsistir, e o gênero humano pereceria se não mudasse seu modo de ser. “(ROUSSEAU,J-J, O Contrato Social. In____DO PACTO SSOCIAL. São Paulo:Liv Martins , 1989. P. 19)

Infelizmente posso dizer a RES PUBLICA é muito mais um conceito do que uma realidade, muito embora nestes 2000 anos tenhamos melhorado muito na busca deste propósito, como disse ROUSSEAU - “o gênero humano pereceria se não mudasse seu modo de ser. “

Cândido Maynard

Nenhum comentário: